top of page

Além da picanha: conheça cortes que também fazem sucesso no churrasco


Foto: Divulgação


Você já experimentou um Prime Rib? De que parte do bovino vem o Chorizo Grill? Qual é a melhor forma de preparar o Short Rib Grill?


O brasileiro tem uma relação especial com a carne, e o churrasco é aquele momento de celebração, seja em datas especiais, ou numa despretensiosa reunião entre amigos. E, para que nada dê errado, a escolha dos cortes que serão preparados é de extrema importância. Embora a picanha seja, sem dúvida, a predileta entre o público, outros cortes não muito conhecidos vêm ganhando destaque nas prateleiras e churrasqueiras.


Você já experimentou um Prime Rib? De que parte do bovino vem o Chorizo Grill? Qual é a melhor forma de preparar o Short Rib Grill?

De acordo com o chef Sandro Borges, proprietário do restaurante “O Porco”, “dentro do mundo do churrasco, as pessoas têm buscado carnes com marmoreio, maciez e, sobretudo, suculência”:


“Dentro desse contexto, temos três cortes que cabem nesse perfil: o Short Rib, que é retirado do dianteiro do boi e que pega uma parte do miolo do Acém (umas das carnes mais valorizadas hoje em dia, por conta do seu marmoreio e suculência). Essa peça acompanha um pedaço de osso, que agrega um sabor especial; o outro é a Entranha Fina, a queridinha das entradas, por conta da rapidez de preparo (pode ser feita em apenas 3 minutos). É um corte que fica dentro da cavidade torácica do boi, sendo extremamente macia. Por fim, o Peixinho. Também extraído do dianteiro, lembra o filé mignon. Fantástica para ser selada e servida ao ponto”.

Em relação aos suínos, Sandro destaca a Panceta, “corte de sabor forte e que é geralmente servida em porções pequenas”.


“Corte extremamente versátil e que está bastante em evidência no universo da gastronomia. Pode ser feito, inclusive, na churrasqueira, começando a sucção pelo lado da carne. Aqui, no restaurante ‘O Porco’, a temos em forma de barrinhas de proteína e também na Porchetta de Rolo”.

As carnes da chamada linha prime também são garantia de sucesso entre os amantes de churrasco. Para Wagner Brito, diretor comercial da Boi Dourado, empresa baiana de produção e comercialização de carnes, a linha prime, de cortes especiais, define a peculiaridade da ocasião:



“São cortes aclamados pela alta gastronomia. Tão preciso quanto o amor do brasileiro pelo churrasco é a qualidade dos cortes da nossa linha prime. Nossos produtos são oriundos exclusivamente de novilhos especiais. Aqui, verificamos se a carne está com as características necessárias aos critérios de índices de gordura e marmoreio da nossa linha super premium. Na Boi Dourado, temos excelentes opções como o Prime Rib, bastante suculento e saboroso. Outra dica é o Chorizo Grill, para os apreciadores daquela generosa capa de gordura”.
9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page