top of page

Carne suína vence o estigma e se torna cada vez mais popular na mesa do brasileiro


Foto: Divulgação/Boi Dourado


Segundo o chef de cozinha Sandro Borges, a procura por alternativas à carne de boi, somada à quebra de antigos preconceitos que existiam em relação aos suínos, explica aumento da demanda dessa proteína


Seja com um suculento pernil, cozido ou assado, ou um saboroso carré, recheado na panela ou assado na churrasqueira, a carne suína tem se tornado cada vez mais popular na mesa e na grelha do brasileiro. Segundo o chef de cozinha Sandro Borges, a procura por alternativas à carne de boi, somada à quebra de antigos preconceitos que existiam em relação aos suínos, explica aumento da demanda dessa proteína.


“Hoje, os porcos são certificados, criados e abatidos de forma correta. A gente vinha de uma cultura de feira livre. Agora, o animal tem que ter certificado e receber o carimbo do órgão fiscalizador. Se você passar em uma suinocultura, será submetido a um processo de desinfecção, com roupa específica… o porco é alimentado com soja e com milho”, explica o especialista.

E esse sucesso não se restringe apenas ao Brasil. Na Europa, mais especificamente em Portugal, a carne de porco alentejano é tradição.


Além do sabor, o alto valor nutricional da carne suína ajuda a combater o envelhecimento precoce. Devido ao alto teor de selênio, micronutriente responsável pelo bom funcionamento do sistema imunológico, essa proteína tem atraído consumidores de todas as idades.


MERCADO


Atenta a essa demanda, a Boi Dourado, empresa baiana de produção e comercialização de carnes, vem investindo na linha de suínos. Um dos destaques da companhia é o T-Bone. Localizada na traseira do contrafilé, com um osso em formato de T, é uma peça composta por dois cortes: o lombo de um lado, e o filé mignon do outro.


“A carne suína da Boi Dourado é selecionada entre os melhores criadores, seguindo rigorosamente todos os padrões e recomendações da Vigilância Sanitária. Aqui na Boi Dourado, o cliente encontra os melhores cortes, resultado de uma seleção genética das matrizes, processo de engorda com ração balanceada e até ultrassom antes do abate”, conta Wagner Brito, gerente comercial da empresa.
0 visualização0 comentário

Commentaires


bottom of page